Os estudos mostram que ao manter-se fisicamente ativo consegue reduzir o risco de cancro renal até 22%. Se já tiver cancro renal, mesmo um tipo de atividade física moderada pode melhorar os resultados dos tratamentos até 15%, assim como reduzir a fadiga relacionada com o cancro, a ansidedade, depressão e melhorar a qualidade de vida em geral.

O problema é que 3 em cada 4 pacientes de cancro renal não praticam atividade física suficiente. Por isso é que o tema deste ano do Dia Mundial do Cancro Renal a 18 de junho é “Precisamos de falar sobre atividade física“, para ajudar a sensibilizar para a importância da atividade física, mesmo que seja em pouca quantidade e ligeira, no sentido de ajudar a prevenir o cancro renal e a transformar as vidas dos pacientes renais em todo o mundo.

3 em cada 4 pacientes de cancro renal não praticam atividade física suficiente

Independentemente da sua idade ou do estádio da doença, manter-se fisicamente ativo na medida do que a sua condição física o permite e o seu organismo tolera pode trazer grandes benefícios. Mesmo que sejam alguns minutos esporádicos podem fazer a diferença. Se o seu médico não lhe sugeriu um plano de atividade física, sugira-lhe na sua próxima consulta.

Quanta atividade física devo fazer?

Em geral, a quantidade de atividade física deve ser a que a sua condição permite e que o seu organismo tolera. Se está a mexer as articulações, a esticar os músculos e a aumentar o ritmo cardíaco, já está a fazer bem.

Caminhar durante 30 minutos três vezes por semana conta como atividade física moderada. Não precisa de ir muito rápido (imagine que está atrasado para um encontro) e não tem que o fazer todo de uma vez. Três caminhadas de 10 minutos têm o mesmo efeito do que uma caminhada de 30 minutos. Ginástica para iniciantes, ioga suave ou mesmo andar à volta da sala já podem trazer benefícios.

Se gosta de nadar, golfe, ténis ou de dançar, tente fazer mais essas atividades. O que deve evitar é a inatividade, por isso experimente algumas atividades e veja o que gosta mais. Fale com o seu profissional de saúde sobre o que é melhor para si na sua fase de tratamento.

Dra. Linda Trinh sobre a importância da atividade física

Veja este pequeno vídeo sobre a importância da atividade física na prevenção e tratamento do cancro renal.MAIS

A Dra. Linda Trinh é Professora Assistente de Exercício e Sobrevivência ao Cancro da Universidade de Toronto e especialista mundial nos benefícios físicos e fisiológicos da atividade física nos sobreviventes de cancro. Neste vídeo de 4 minutos, a Dra. Trinh explica os benefícios da atividade física e também a melhor forma de criar, de começar e de manter um plano de atividade física e algumas das atividades que pode escolher.

Descarregue um guia de atividade física GRÁTIS

Começar um plano de atividade física não é fácil, e o facto de se ter cancro ainda dificulta mais. Este guia GRÁTIS pode ajudá-lo no caminho para uma melhor qualidade de vida.

DESCARREGAR

Organize uma atividade de grupo para o Dia Mundial do Cancro Renal

Os estudos mostram que uma das melhores formas de manter um plano de atividade física consiste em envolver os amigos e familiares. As pessoas comprometem-se umas com as outras e por isso têm maior probabilidade de aparecer e não falhar. Além disso, torna-se mais divertido, por isso pode tornar-se algo que o entusiasma.

Para o ajudar, pode começar por organizar uma atividade de grupo na sua comunidade no Dia Mundial do Cancro Renal, a 18 de junho. Mesmo que sejam só duas pessoas a fazer uma caminhada ou um grupo num passeio de bicicleta, ajudará a aumentar o ritmo cardíaco e a sensibilizar para a importância da atividade física na prevenção e tratamento do cancro renal. Qualquer que seja a atividade escolhida, não se esqueça de manter o distanciamento social e seguir os conselhos das autoridades de saúde.

Deixamos algumas ideias:

Golfe

Organize um Torneio do Dia Mundial do Cancro Renal, com um troféu ou um prémio para o vencedor. (Se conseguir, caminhe no campo de golfe, em vez de usar o carrinho.)

Caminhada

Quer seja à volta do quarteirão ou a subir uma montanha, pode fazer a diferença.

Natação

Junte alguns amigos e vejam se entre todos conseguem fazer um determinado número de piscinas na vossa piscina local.

Ciclismo

Suba para a bicicleta, seja na estrada ou no ginásio.

Dança, jardinagem, ténis, esqui, ioga

Organize um evento em torno de uma atividade da sua preferência. Ou de uma atividade que nunca tenha experimentado antes!

E que tal arranjar algumas t-shirts, publicar fotos nas redes sociais e partilhar as iniciativas com a comunicação social local e qual o motivo. Quantas mais pessoas conseguirmos que falem do assunto, melhor!

Patrocinadores Gold

Patrocinadores Silver