Estudos mostram que ser fisicamente ativo reduz o risco de câncer de rim em até 22%. Se você já tem câncer de rim, mesmo uma atividade física moderada pode ajudar nos resultados do tratamento em até 15%, assim como reduzir potenciais efeitos causados pelo câncer como fadiga, ansiedade, depressão, além de melhorar a qualidade de vida.

O problema é que 3 em cada 4 pacientes de câncer de rim não estão praticando atividades físicas o suficiente. Por este motivo o tema do Dia Mundial do Câncer de Rim (dia 18 de Junho) é Precisamos falar sobre atividades físicas, para ajudar na conscientização de que mesmo ações moderadas de atividade física já podem ajudar na prevenção além de transformar as vidas dos pacientes de câncer de rim em todo o mundo.

3 em cada 4 pacientes de câncer de rim não estão praticando atividades físicas o suficiente

Seja qual for a sua idade, seja qual for o seu estágio, estar fisicamente ativo, levando em conta a sua atual condição e seu corpo, pode trazer muitos benefícios. Poucos minutos já fazem a diferença. Se o seu médico ainda não sugeriu um plano de atividades físicas para você, aborde este tema na próxima visita.

Quanto de atividade física devo fazer?

De forma geral, tanto quanto sua condição ou seu corpo permitirem. Se você estiver mexendo as articulações, esticando os músculos e aumentando a frequência cardíaca de forma saudável, isso é bom para você.

Caminhar por 30 minutos três vezes na semana é considerado atividade física moderada. Você não precisa se apressar e também não precisa fazer tudo em um único dia. Três caminhadas de 10 minutos tem o mesmo efeito de uma caminhada de 30 minutos. Para quem está iniciando e quer manter a forma, fazer yoga leve ou caminhar dentro de casa já traz benefícios.

Se você gosta de nadar, jogar golfe, jogar tênis ou dançar, continue praticando. A única coisa que você precisa evitar é de não praticar atividade física, então continue praticando e descubra com qual você se adapta melhor. Converse com seu médico sobre qual é o melhor tipo de atividade para o momento atual do seu tratamento.

Dra. Linda Trinh sobre a importância da atividade física

Assista este vídeo curto sobre como manter-se fisicamente ativo ajuda na prevenção e tratamento do câncer de rim. MAIS

Dra. Linda Trihn é Profª. Assist. de Exercício e Sobrevivência ao Câncer na Universidade de Toronto e especialista em benefícios físicos e psicológicos da atividade física na luta contra o câncer. Neste vídeo de 4 minutos a Dra. Trinh explica não somente os benefícios da atividade física mas as melhores formas de fazer, iniciar e manter-se no plano de atividade física, além de algumas das atividades as quais você pode escolher para compor este plano.

Baixe aqui o guia GRATUITO de atividade física

Começar uma atividade física não é uma tarefa fácil, ainda mais se você tiver câncer. Este guia GRATUITO pode ajudar a direcionar você a uma melhor qualidade de vida.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR

Organize uma atividade em grupo para o Dia Mundial do Câncer de Rim

Estudos mostram que a melhor forma de manter-se ao plano de atividade física é tendo o envolvimento de amigos e/ou familiares. Desta forma todos se apoiam e sentem-se comprometidos. Além disso é muito mais agradável e divertido fazer as atividades com outras pessoas, então não descarte esta possibilidade.

Para ajudar você neste início, porque não organizar uma atividade em grupo na sua comunidade no Dia Mundial do Câncer de Rim, no dia 18 de Junho. Mesmo se você estiver com apenas um amigo ou amiga para a atividade já será relevante para manter o movimento e conscientizar sobre a importância da atividade física na prevenção e no tratamento do câncer de rim. Seja como for, não esqueça de praticar o distanciamento social e seguir os conselhos das autoridades locais de saúde.

Aqui vão algumas ideias sobre o que você pode fazer:

Golfe

Organize um Aberto do Dia Mundial do Câncer de Rim com um troféu ou prêmio para o ganhador.

Caminhando

Seja em volta do quarteirão ou pela montanha, sempre fará a diferença.

Nadando

Reúna alguns amigos e nadem alguns metros na piscina.

Pedalando

Ande de bicicleta, na rua ou na academia.

Dançando, jardinagem, tênis, esquiando, yoga

Organize um evento dentre as atividades que agradam você e seus amigos, ou uma que vocês nunca tentaram!

Por que não pegar algumas camisetas da campanha, publicar algumas fotos em suas redes sociais e quem sabe entrar em contato com a mídia local para contar do que se trata a campanha. Quanto mais pessoas tivermos falando sobre o tema, melhor será.

Patrocinadores Ouro

Patrocinadores Prata